A VULNERABILIDADE COMO ELEMENTO TÉCNICO DO ATOR NA CRIAÇÃO EM COLETIVO

Esta pesquisa busca identificar como a vulnerabilidade ocorre no trabalho do ator durante o processo de construção de cenas dentro do modus operandi da Criação em Coletivo. Como estudo de caso utilizo dados ...

Projeto de Iniciação Científica (2016-2017) apresentado no 23º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e 14º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal.
Autor da pesquisa: Alexandre da Silva Batista
Orientadora: Profa. Dra. Nitza Tenenblat
Colaboradores: Jorge Marinho, Nei Rodrigues Cirqueira, Pedro Henrique Silva Lopes

Resumo: Esta pesquisa busca identificar como a vulnerabilidade ocorre no trabalho do ator durante o processo de construção de cenas dentro do modus operandi da Criação em Coletivo. Como estudo de caso utilizo dados coletados através da práxis desenvolvida no Grupo de Pesquisa Criação em Coletivo para a Cena do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, do qual atuo como ator-pesquisador. O artigo apresenta como a vulnerabilidade se evidencia no processo de construção de cenas através de etapas distintas e subsequentes: V1: na exploração; V2: na composição; V3: da exposição. Além disso, aborda a localização de fontes internas e externas que podem gerar a sensação de vulnerabilidade no trabalho do ator. A definição das etapas, tal como o entendimento das fontes proporcionou uma maior clareza quanto às características específicas da vulnerabilidade na construção de cenas. Além disso, propõe a utilização da vulnerabilidade como uma habilidade técnico-criativa para o ator a partir do entendimento de como ela é capaz de provocar estímulos físico-sensórios, colocando-o em situação de risco e exposição emocional, alargando a sua capacidade de afetar e ser afetado em criação.

Realização: Coletiva Teatro – UnB
Apoio: FAP – DF