A POROSIDADE DO ATOR NA CRIAÇÃO EM COLETIVO

Este trabalho analisa o conceito de porosidade aplicado ao trabalho do ator no modus operandi da criação em coletivo e a partir da prática do Grupo de Pesquisa Criação em Coletivo para a Cena (CRICOCEN)...

Projeto de Iniciação Científica (2016-2017) apresentado no 23º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e 14º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal.
Autor da pesquisa: Jorge Marinho
Orientadora: Profa. Dra. Nitza Tenenblat
Colaboradores: Alexandre da Silva Batista, Nei Rodrigues Cirqueira, Pedro Henrique Silva Lopes

Resumo: Este trabalho analisa o conceito de porosidade aplicado ao trabalho do ator no modus operandi da criação em coletivo e a partir da prática do Grupo de Pesquisa Criação em Coletivo para a Cena (CRICOCEN), do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. As práticas e análises produzidas objetivam um melhor entendimento teórico-prático de porosidade enquanto elemento técnico de exploração e criação em coletivo bem como o diferenciam de permeabilidade. Para isso foram realizadas pesquisas teórico-conceituais de porosidade e permeabilidade; aplicação das definições encontradas para o trabalho técnico do ator; e prática sistemática de ensaios com registro em Diário de Bordo. Como resultado, este artigo levanta estratégias de treinamento, ativação e/ou canalização da porosidade e permeabilidade do ator criador utilizadas pelo CRICOCEN.

Realização: Coletiva Teatro – UnB