DIÁRIO DE BORDO COMO FERRAMENTA INDIVIDUAL DO ATOR NA CRIAÇÃO EM COLETIVO

Neste trabalho, busca-se identificar, através de pesquisa prática-conceitual, de que maneira o diário de bordo do ator pode servir como ferramenta para a criação e autoria individual em um processo de criação em...

Projeto de Iniciação Científica (2015-2016) apresentado no 22º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e 13º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal.
Autor da pesquisa: Alexandre da Silva Batista
Orientadora: Profa. Dra. Nitza Tenenblat
Colaboradores: Jorge Marinho, Nei Rodrigues Cirqueira, Pedro Henrique Silva Lopes

Resumo: Neste trabalho, busca-se identificar, através de pesquisa prática-conceitual, de que maneira o diário de bordo do ator pode servir como ferramenta para a criação e autoria individual em um processo de criação em coletivo. A pesquisa tem como estudo de caso a praxis do grupo de pesquisa Criação em Coletivo para a Cena (CRICOCEN), do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília durante a criação do espetáculo ‘Encontros com a Alma’ (título provisório), entre julho de 2015 e agosto de 2016. A pesquisa examina como esse espaço individual, em que o ator sedimenta seu processo criativo dentro de um coletivo, se revela como um importante instrumento na sua pesquisa e desenvolvimento autoral, artístico e científico.

Realização: Coletiva Teatro – UnB 

Apoio: FAP – DF