A Coletiva teve sua fundação em 2015 e desde então dedica-se à exploração de modos de criação e sistematização cênicas colaborativas gerando pesquisas e produções artísticas que permeiam a coletivização de procedimentos. As pesquisas do grupo abarcam aspectos estéticos, poéticos, políticos e éticos destes modos de produção e incluem espetáculos, intervenções urbanas, sessões de contação de histórias, audiovisual, demonstrações técnicas, artigos, residências artísticas, oficinas e palestras. O grupo desenvolve trabalhos artísticos, formativos e acadêmicos com repercussão local, nacional e internacional. A Coletiva é uma linha do Grupo de Pesquisa Criação em Coletivo para a Cena com residência no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília.
Nitza Tenenblat
Nascida no Rio de Janeiro e radicada em Brasília, trabalha como artista e pesquisadora com ênfase na práxis da direção teatral e criação em coletivo.
Jorge Marinho
Ator e contador de histórias, é membro da Coletiva desde 2015. Desenvolve trabalhos estéticos e pesquisas sobre atuação e contação de histórias.
Tiago Mundim
Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília nas áreas de Interpretação e Voz. Pesquisa sobre o treinamento do ator-cantor-bailarino de Teatro Musical.
Pedro Lopesi
Ator e palhaço, é membro da Coletiva desde 2015. Desenvolve trabalhos estéticos e pesquisas sobre palhaçaria e técnicas de atuação.