Contação de Histórias

As oficinas de contação de histórias são práticas e trabalham eixos específicos desta modalidade artística, desde etapas de preparação até apresentação de narrativas. Abrangem o trabalho do contador de histórias em sala de aula, sessões de contos e/ou espetáculos, para os mais variados públicos, de crianças até adultos. Os três módulos são independentes e complementares entre si.

Módulo I – Estratégias de aproximação ao texto escrito para a contação de histórias

Este módulo propõe um estudo prático sobre textos escritos (histórias literárias, contos populares, fábulas, poemas, dentre outros) com o objetivo de prepará-los para a contação de histórias. São realizados exercícios individuais e coletivos para criar uma estrutura norteadora do texto, bem como para a realização de pesquisas referenciais e storyboarding das histórias. A oficina auxilia na busca do essencial das histórias, na interpretação, na memorização e no desenvolvimento das capacidades criativas do contador.

Carga horária: 3 horas
Público alvo: professores, contadores de histórias e público interessado com ou sem experiência
Requisito: trazer um conto popular por escrito, de 1 a 2 páginas no máximo

Módulo II – Princípios, estratégias e dispositivos de contação de histórias

Este módulo apresenta três instâncias norteadoras para a contação de histórias: princípios, estratégias e dispositivos. Os princípios constituem um conjunto de proposições fundamentais e diretivas que servem como base ética, política e filosófica daquilo que move o contador ao exercício de seu ofício; as estratégias são noções que direcionam objetivos claros para momentos-chave da contação (como aquecimento, criação de um senso de comunidade e visualização da história, por exemplo); e os dispositivos são ações que o contador lança mão para alcançar os objetivos determinados nas estratégias, como a utilização de músicas e/ou cantigas, percussão, gestos, perguntas, dentre outros. A oficina contribui para o amparo técnico do contador de histórias, bem como para o desenvolvimento de suas aptidões artísticas e pedagógicas.

Carga horária: 3 horas
Público alvo: pessoas com experiência ou que tenham realizado o Módulo I

Módulo III – Utilização da técnica Viewpoints aplicada à contação de histórias

Este módulo apresenta a técnica de criação e composição artística Viewpoints (sistematizada pelas diretoras estadunidenses Anne Bogart e Tina Landau) como suporte criativo à contação de histórias. São realizados exercícios com os viewpoints de tempo e espaço (andamento, duração, resposta cinestésica, repetição; relação espacial, topografia, forma, gesto e arquitetura) a fim de ampliar as possibilidades e perspectivas do contador de histórias em relação ao exercício artístico-pedagógico das narrativas em contação.

Carga horária: 3 horas
Público alvo: pessoas com experiência ou que tenham realizado o Módulo I
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